quinta-feira, 18 de junho de 2009

TRANÇA DOCE
















As tardes de inverno e o amigo do marido que precisava ser recompensado pelos favores dispensados, me fizeram pensar em um pão que fosse tão bom para tomar com o cafézinho da tarde quanto com uma sopinha. Essa massa não é tão doce, mas também não é salgada. Quem quiser pode acrescentar um pouco mais de açucar a massa que não fará mal nenhum. As 2 tranças de Rapunzel ficaram enormes, fofas, e a casa ficou perfumada. A receita foi tirada de um livro muito antigo que tenho "A Arte caseira de Fazer Pães".

















TRANÇA
DOCE
Adaptado do livro "A Arte caseira de Fazer Pães" de Romélia C.A Meyer

Ingredientes:
1/4 xícara de água morna ou em temperatura ambiente
1 colher de sobremesa cheia de fermento seco
2 xícaras de leite morno (não mais de 4o graus e nem menos que 36 graus
2 colheres de sopa de manteiga sem sal amolecida
2 colheres açucar demerara cristal
2 colheres de chá de sal
8 xícaras de farinha de trigo branca
2 ovos orgânicos grandes

Mode de Preparo:

1. Em uma tigelinha dissolva o fermento na água e no açucar e deixe fermentar por 10 minutos
2. Em uma tigela ou bowl misture o leite, os ovos, a manteiga e a mistura do fermento, acrescente uma xícara de farinha e com ajuda de uma colher de pau, incorpore a farinha à massa, acrescente o sal. E aos poucos vá colocando o restante da farinha.
3. Quando a massa estiver no ponto de ser sovada, coloque-a na bancada e com a ajuda de um scrapper vá trabalhando a massa por cerca de 10 minutos. Essa massa lembra muito a massa de brioche, e portanto é uma massa bem úmida e que sempre vai grudar, necessitando salpicos de farinha.
4. Feita a sova inicial, cubra o bawl com um pano úmido e deixe crescer por cerca de 01 hora e 15 minutos.
5. Pré aqueça o forno à 220 graus.
6. Retire a massa do bowl, de um "murro" no meio da massa para retirar o ar, divida-a em 2 partes (para 2 tranças) e cada metade em 3 partes para que sejam feitas as tiras das tranças. Com a palma da mão role a massa formando tiras de cerca de 40 cms. Forme as tranças e coloque sobre uma forma untada e polvilhada com farinha para que fermente por mais 20 minutos. Cubra com um pano novamente.
7. Terminada a segunda fermentação, baixe o forno à 180 graus. Pincela com a gema de um ovo peneirada (para que não fique com gosto de ovo) toda a trança e leve-as para assar por cerca de 40 minutos ou até que elas estejam douradas ou soarem oco quando nelas bater com os nós dos dedos.

Essa massa é muito versátil. Se você quiser assar um pão branco saboroso basta não acrescentar os ovos e assá-la na forma de bolo inglês ou de pão de forma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você gostou ou não gostou de algum post sinta-se à vontade, vamos debater, sempre com cuidado e educação! Minha casa é sua também!