Vamos ver se faço-me entender na receita, pois foi uma junção de algumas que tenho por aqui.
SUFLÊ DE ESPINAFRE*
Tempo de preparo: 1 hora e 30 minutos Ingredientes:
Refogado:
1 maço grande de espinafre (sem os talos), lavados e escorridos
1 cebola picada
2 dentes de alho socados
Pignolis (opcional)
1 tomate maduro sem pele e sem sementes
Azeite de oliva extra virgem
01 colherinha de chá de sal
Creme:
2 colheres de manteiga sem sal
3 colheres de farinha de trigo integral
2 xícara de leite integral
3 ovos grandes ( Claras e gemas separadas)
1 pitada de sal (opcional)
1 colher de fermento em pó
Queijo parmesão ralado na hora, para polvilhar...
Preparo:
Unte uma forma para suflê ou um refratário com manteiga e farinha de trigo. Unte bem as bordas também para que ele não transborde. Pré aqueça o forno à 180 graus.
Em uma panela de fundo grosso, preencha o fundo com azeite e refogue a cebola e o alho, acrescente o tomate sem pele e sem sementes picado, refogue mais uma vez. Acrescente as folhas do espinafre e lentamente vá mexendo até que elas murchem e incorporem os temperos. Não leva mais que 5 minutos. Desligue o fogo, tombe a panela, puxe o espinafre para cima da panela de modo que escorra a água para a parte de baixo da mesma. Reserve.
Em uma panela de fundo grosso, dissolva a farinha no leite, acrescente as gemas batidas, e a manteiga e em fogo baixo vá mexendo lentamente até engrossar. Desligue o fogo. Incorpore então o espinafre picadinho e os pignolis e reserve.
Bata as claras em neve em uma tigela. Ao término, incorpore o creme às claras em neve e mexa delicadamente. Por último acrescente o fermento em pó, mexa novamente e coloque no refratário/forma. Polvilhe com queijo parmesão ralado na hora.
Leve ao forno, na grade do meio, a 180 graus por cerca de 30 minutos. Sirva imediatamente.
* Segundo Maria Lucia Gomensoro, em Pequeno Dicionário Gastronômico, SUFLÊ vem do termo francês SOUFFLER, que significa respirar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Se você gostou ou não gostou de algum post sinta-se à vontade, vamos debater, sempre com cuidado e educação! Minha casa é sua também!