domingo, 29 de março de 2009

Bacalhau à Gomes Sá














Sou filha de portugueses, como digo sempre amo a culinária italiana e portuguesa, tenho minha dupla nacionalidade, amo Portugal, e tudo que remete à Europa em sí, portanto não poderia deixar de mencionar esse prato, que ao mesmo tempo simples é de um teor e sabor incomparáveis. É assim, temos que aproveitar as coisas simples da vida, como um prato simples e tradicional como esse, com um bom vinho é claro, ainda surpreende! Esta é a minha versão, cada família possui a sua, não sei bem a verdadeira, mas a minha receita de bacalhau à Gomes Sá está aqui para vocês apreciarem.

Bacalhau à Gomes Sá à minha moda


400 grs de bacalhau do porto ou cod dessalgado*
500 grs de batata monalisa**
01 pimentão verde sem a parte branca, limpo e cortado em fatias bem finas
03 tomates bem maduros cotados ao meio e em rodelas
02 cebolas cortadas em rodelas finas
Azeitonas portuguesas à gosto
02 ovos grandes cozidos e cortados ao meio
Cheiro verde fresco picado
Azeite extra virgem

Modo de Preparo:

Cozinhe as batatas descascadas e cortadas em pedaços grande em uma panela grande e de fundo grosso apenas em água. Quando as batatas estiverem quase cozidas, coloque o bacalhau para cozinha junto. Quando o bacalhau e as batatas estiverem cozidos, escorra os dois, separando o bacalhau que ao esfriar será desfiado em pedaços grandes. Em uma panela grande, de preferência de ferro fundido, coloque azeite no fundo e vá formando as camadas de batatas, bacalhau, pimentão, tomates, cheiro verde, azeitonas (as quais esquecí de colocar nessa receita), e o azeite extra virgem a gosto. Tampe a panela, abaixe o fogo e deixe incorporar por cerca de 10 minutos. Existem pessoas que colocam os ovos junto aos ingredientes na panela, eu particularmente não gosto, prefiro serví-los em separado no prato, assim evita-se que eles esfarelem. Sirva ainda bem quente com um bom vinho tinto seco.


* Como identificar o legítimo bacalhau e dessalgá-lo

** Tipos de batatas, aqui a usada foi a Monalisa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você gostou ou não gostou de algum post sinta-se à vontade, vamos debater, sempre com cuidado e educação! Minha casa é sua também!