domingo, 29 de março de 2009

Bolo Nega Maluca - Um Clássico


Quem nunca ouviu falar desse bolo tão antigo, tão fácil e tão saboroso, pois bem, ele me remete a infância, aos bolos feitos pela minha mãe nos poucos momentos de tranquilidade visto que a bichinha trabalhava à bessa. Devemos sim, contemplar receitas de caráter inovador, com ingredientes requintados, mas também devemos guardar para uma hora que mal dá tempo de comer quanto mais de fazer, receitas como essa que de tão fáceis e saborosas acabam sendo decoradas e nunca esquecidas.

BOLO NEGA MALUCA
Tempo de Preparo: 40 minutos

Adaptado do livreto de receitas de minha mamy

Massa:


2 xicaras de farinha de trigo peneirada

2 xícaras de açucar demerara orgânico
1 xícara de chocolate em pó de boa qualidade
1 xícara de óleo de canola ou girassol

1 colher de sopa de fermento em pó químico
1 xícara de água fervendo
3 ovos grandes inteiros

1/2 colher de café de sal marinho
1/2 colher de café de bicarbonato de sódio

1 colher de chá de canela em pó*

Calda:


10 colheres de leite integral

1 colher de sopa cheia de manteiga sem sal

2 colheres de mel
1 xícara de chocolate em pó
Chocolate granulado para decorar


Modo de Preparo:

1) Pré aqueça o forno à 200 graus e coloque a grelha na parte do meio. Unte uma forma redonda sem furo no meio e enfarinhe-a.

2) Em uma tigela grande peneire a farinha, o fermento, o sal, a canela e o chocolate.

3) Acrescente os ovos inteiros, o açucar e o óleo, e com a ajuda de um batedor incorpore suavemente todos os ingredientes, formando uma pasta grossa.
4) Imediatamente acrescente a água fervendo deslizando o batedor sobre os cantos da tigela, formando uma massa lisa e bem homogênea.
5) Reduza o forno à 180 graus, despeje a massa na forma e leve ao forno por 25 minutos ou até que o bolo esteja assado uniformemente.


*Obs: A canela dá um toque de suavidade ao bolo, lembrando o gosto de um pão de mel.


Preparo da Calda:


Leve ao lume todos os ingredientes até que comecem a ferver e estejam bem incorporados. Com o auxílio de um espeto de bambu faça furos no bolo ainda quente e jogue por cima a calda quente. Como tenho crianças, joguei chocolate granulado por cima, mas é opciona.

2 comentários:

  1. Ola!Sou a Cristina.Visitei seu blog e adorei td. K receitas deliciosas...Uhmmmm.Gostaria de seguir seu blog. Como faco?Tambem tenho um blog." Os pontinhos da Cristina". Pode me visitar.Bjos

    ResponderExcluir
  2. Olá Cristina, que bom que vc gostou do meu blog, saiba que é feito com muito amor, como tudo o que faço. Tenho muitas novas postagens para colocar, mas o tempo é curtinho. Você pode acompanhar o blog colocando o Mrs Flour nos blogs que você acompanha, ai sempre você vai receber as atualizações. Vou entrar hoje mesmo no seu Blog. Fique com Deus. Bjs

    ResponderExcluir

Se você gostou ou não gostou de algum post sinta-se à vontade, vamos debater, sempre com cuidado e educação! Minha casa é sua também!