quinta-feira, 2 de abril de 2009

Molho de tomate - O Melhor



Eu sou paulista, nascida e criada na zona sul de São Paulo. Fui sempre rodeada de amigos filhos geralmente de estrangeiros. Lembro-me que na minha infância era uma salada de frutas de nacionalidades. Eu tinha muitos amigos, porém os mais chegados eram filhos de japoneses, espanhóis, portugueses e italianos. Aprendí a comer de tudo desde pequena, minha avó materna era portuguesa e sempre havia na mesa, pão, verduras e muito, muito peixe. Como meu pai era comerciante, tínhamos convívio com muitas raças, mas era na italiana e na libanesa a predominância da localidade aonde tínhamos o comércio. Provei desde muito cedo, quibe cru, homus, esfiha de verdura, enfim uma variedade de preparações que até hoje fazem parte do meu dia-a-dia e com a cozinha italiana não foi diferente. Tínhamos uma senhorinha de seus 90 e tal que desde os 70 sempre que preparava massa fresca levava para minha mãe e para meu pai, bem como um pão italiano absurdamente maravilhoso da padaria Basilicata, que os filhos dela faziam questão de comprar toda a semana. E foi com essa senhora que aprendí a decifrar seu molho de tomate (ela nunca me deu a receita), muitas vezes regado de manjericões frescos que ela mesma plantava no quintal da casa. Fazem alguns anos que o faço assim, tenho-o sempre no freezer para compor massas, principalmente frescas, por ser um molho bem mais denso, penetra na massa. Leva um bom tempo para prepará-lo, mas o resultado compensa qualquer espera.

MOLHO DE TOMATE BÁSICO
(Adaptado do molho de uma senhorinha italiana o qual nunca conseguí obter a receita)
Tempo de preparo: 3 horas

4 kilos de tomates maduros de preferência italiano*
1 kilo de cebola bem firme
1 cabeça de alho
Azeite de oliva extra virgem à gosto (uma boa quantidade)


Modo de Preparo:

Em uma bacia grande disponha os tomates previamente lavados e cubra-os com água fervente por cerca de 20 minutos. Retire a água, deixe-os esfriar um pouco e retire toda a pele do tomate. Com todos os tomates "literalmente pelados", abra-os ao meio, retire todas as sementes e a parte de cima do tomate, deixando apenas a polpa. Em uma caçarola grande vá arrumando os tomates, as cebolas, o alho e o azeite em camadas alternadas. Mantenha em fogo alto até a fervura, mexa e abaixe o fogo. Mexe de 30 em 30 minutos. Cozinhe em fogo baixo por no mínimo 2 horas e meia. Ele se tornará um molho bastante volumoso, de sabor adocicado e bastante denso. Com a ajuda de um mixer, apenas ajude a dissolver os pedacinhos que restaram sem bater muito e "finito", você terá um molho maravilhoso. Ele se conserva muito bem uma semana em geladeira ou 3 meses no freezer.

*Variedades de Tomates


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você gostou ou não gostou de algum post sinta-se à vontade, vamos debater, sempre com cuidado e educação! Minha casa é sua também!