domingo, 19 de abril de 2009

SUFLÊ DE ESPINAFRE



Há quem diga que seja difícil fazer suflês, eu até pouco tempo atrás não me arriscava, ficava as voltas com uma receita de suflê de chuchu que valha me Deus, cansou-me. Foi então que começei a buscar muitas alternativas de suflês, de cenoura, de maça...acredite é divinal e entre tantos surgiu-me a idéia de SUFLÊ DE ESPINAFRE. Fui a feira, no meu verdureiro amado e querido, e trouxe um lindo maço imenso de espinafre, com folhas grossas, peludinhas e tenras. Apesar de ainda estarmos na época de média produção, eles me pareciam muito apetitosos e idênticos aos que estão no auge da produção. Eu tenho muitas louças de família, cristais e afins, e dentre elas produtos de época, como um "COLOREX" que usei nessa receita, deve ter uns 35 anos ou mais. Mas é perfeito para suflês e para a torta de batata da minha vó que oportunamente passarei a receita.
Vamos ver se faço-me entender na receita, pois foi uma junção de algumas que tenho por aqui.

SUFLÊ DE ESPINAFRE*
Tempo de preparo: 1 hora e 30 minutos Ingredientes:
Refogado:

1 maço grande de espinafre (sem os talos), lavados e escorridos

1 cebola picada

2 dentes de alho socados

Pignolis (opcional)

1 tomate maduro sem pele e sem sementes

Azeite de oliva extra virgem

01 colherinha de chá de sal


Creme:

2 colheres de manteiga sem sal

3 colheres de farinha de trigo integral
2 xícara de leite integral
3 ovos grandes ( Claras e gemas separadas)
1 pitada de sal (opcional)
1 colher de fermento em pó
Queijo parmesão ralado na hora, para polvilhar...

Preparo:


Unte uma forma para suflê ou um refratário com manteiga e farinha de trigo. Unte bem as bordas também para que ele não transborde. Pré aqueça o forno à 180 graus.

Em uma panela de fundo grosso, preencha o fundo com azeite e refogue a cebola e o alho, acrescente o tomate sem pele e sem sementes picado, refogue mais uma vez. Acrescente as folhas do espinafre e lentamente vá mexendo até que elas murchem e incorporem os temperos. Não leva mais que 5 minutos. Desligue o fogo, tombe a panela, puxe o espinafre para cima da panela de modo que escorra a água para a parte de baixo da mesma. Reserve.

Em uma panela de fundo grosso, dissolva a farinha no leite, acrescente as gemas batidas, e a manteiga e em fogo baixo vá mexendo lentamente até engrossar. Desligue o fogo. Incorpore então o espinafre picadinho e os pignolis e reserve.

Bata as claras em neve em uma tigela. Ao término, incorpore o creme às claras em neve e mexa delicadamente. Por último acrescente o fermento em pó, mexa novamente e coloque no refratário/forma. Polvilhe com queijo parmesão ralado na hora.

Leve ao forno, na grade do meio, a 180 graus por cerca de 30 minutos. Sirva imediatamente.


* Segundo Maria Lucia Gomensoro, em Pequeno Dicionário Gastronômico, SUFLÊ vem do termo francês SOUFFLER, que significa respirar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você gostou ou não gostou de algum post sinta-se à vontade, vamos debater, sempre com cuidado e educação! Minha casa é sua também!