terça-feira, 21 de abril de 2009

PÃO DE MANDIOQUINHA

Estou ficando viciada em comer pão apenas feito em casa. Quando você começa a comparar o sabor do pão preparado na padaria, a inclusão de gordura hidrogenada na sua preparação fica insatisfeito, pois eu penso no mal que faz ingerir esse ingrediente. Mas muitos pães não possuem a tal gordura mas possuem zilhões de conservantes, corantes, estimulantes e toda classe dos “ante”. É complicado! Além do mais, mesmo eu utilizando farinha tipo 01 de primeira, orgânica integral e de centeio, manteiga, leite integral e açucar orgânico o custo benefício é sem dúvida melhor, pois o pão é rústico, saboroso, nutritivo e o que é mais importante muito mais barato do que o pão da padaria. Em um mundo carregado de porcarias, acho que não fica tão complicado para pessoas que gostam de culinária, dedicar alguns minutos na preparação de coisas gostosas e saudáveis para sua família. É interessante notarmos que hoje as pessoas estão voltando a pensar como na época de nossos avós, um tempo aonde a canja de galinha não o glutamato monossódico contido no caldo industrializado levantava o doente da cama, um tempo aonde prisão de ventre se curava com ingestão de fibras naturais e uma alimentação equilibrada. Mas tudo é muito relativo, mudanças são difícies e demandam tempo. Todos tem sua hora e seu momento…mas vale a pena pensar um pouco nos hábitos que estamos cultivando. Aborrecer os outros tentando mudar cada um é incoerente, viva para você e o mundo te enxergará um dia, pode acreditar.
Essa semana, tinha mais 2 pacotinhos de ½ kilo de mandioquinha ou batata baroa na geladeira, e me dispus a inventar esse pão, maravilhosamente saboroso, aromático e nutritivo. Vale a pena confeirir. A massa é muito mole, e isso qualifica o pão como “super fofo”.







PÃO DE MANDIOQUINHA
Tempo de Preparo: 2 horas e 30 minutos


Ingredientes:

• 2 colheres de sopa de açúcar
demerara
• 45 gramas de fermento biologico fresco
• 200 ml de leite integral morno
• 1/2 kg de mandioquinha cozidas e espremidas

• 4 ovos inteiros grandes

• 100 gramas de manteiga sem sal em temperatura ambiente

• 1 colher de sopa rasa de sal
• 1 kilo de farinha de trigo branca

• 1 colher de chá de sementes de papoula

• Fubá para polvilhar


Modo de Preparo

1. Dissolva o fermento em metade do leite junte o açucar e deixe descansar por 10 minutos.
2. Bata a mandioquinha cozida e amassada, os ovos inteiros e a manteiga no liquidificador apenas na função pulsar.
3. Despeje a mistura em uma tigela ou bowl bem grande (a massa rende 4 pães médios ou 2 grandes) e com a ajuda de um garfo vá acrescentando a farinha de trigo aos poucos e o sal, mexendo até formar uma massa bem grudenta e mole.
4. Enfarinhe a bancada e despeje a massa e vá manipulando-a com a ajuda do scraper/raspador, pois a massa deste pão é realmente muito difícil de trabalhar. Eu utilizei cerca de 1 kilo de farinha, mas isso depende do tipo da mandioquinha, pois algumas tendem a ser mais úmidas do que outras.
5. Sove a massa com a ajuda do scraper/raspador (vá raspando as beiradas da massa e incorporando ao meio da mesma) e caso precise, acrescente mais um pouquinho de farinha até que a massa adquira uma consistência fofa mas que possa ser manipulada com as as mãos. É nessa hora que inserimos a semente de papoula, que dará um toque especial à massa. 6. Enfarinhe o bowl , coloque a massa em formato de bola , cubra com um pano úmido, e deixe descansar em local longe de correntes de ar por cerca de 01 hora e 30 minutos.
7. Pré aqueça o forno a 220 graus. Unte 2 ou 4 formas de bolo inglês com manteiga e farinha de trigo, não esquecendo das bordas.
8. Retire a massa do bowl e dê um soco no seu meio para que o ar de dentro seja retirado e cesse a levedação. Sove mais um pouco mais a massa, e é a hora de dividir a massa em 2 ou 4 pedaços, como preferir, e formar os pães.
9. Deixe decansar na própria forma de bolo inglês durante 15 minutos cobertos com um pano. 10. Baixe o forno à 180 graus. Povilhe os pães com fubá e faça cortes na parte de cima com uma faca bem afiada e leve ao forno na grade meio por cerca de 30 minutos ou até que os pães estejam bem corados e com som oco ao toque dos nós dos dedos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você gostou ou não gostou de algum post sinta-se à vontade, vamos debater, sempre com cuidado e educação! Minha casa é sua também!