sábado, 4 de abril de 2009

CIABATTA






Típico dia de outono, chuvoso, bucólico, características mais que propícias para estar na cozinha, e preparando o que há muito eu queria achar: uma receita ideal, mas sempre alguma delas não dava certo ou não atendia as espectativas. Digo que realizei com louvor a tarefa de preparar esta CIABATTA. Estou orgulhosa e feliz, pois além de ser um de meus pães preferidos, dizem as "más línguas", ser um pão complexo de preparar. Confiei na receita, nos meus ingredientes, ou seja, farinha de muito boa qualidade, azeite extra virgem que dispensa explicações e pronto, estava quase completa a saga da Ciabatta. Vou ser sincera, é uma massa realmente complexa e diferente, mas depois que você passa a conhecê-la, começa a entendê-la. Acaba-se por perceber o porque de cada ingrediente e com isso o ponto certo da massa, pela simples compreensão da evolução do preparo. Testada e aprovada com louvor!


CIABATTA

Receita do chef Danio Braga - Locanda Della Mimosa Petropólis - RJ
Tempo de preparo:3 horas

1 kilo de farinha de trigo especial
20 gramas de sal marinho
30 gramas de fermento biológico fresco
700 ml de água em temperatura ambiente

100 ml de azeite extra virgem

Modo de Preparo:

1) Dissolva o fermento na água e deixe repousar por 5 minutos
2) Distribua a farinha toda em uma tigela grande e acrescente o sal. Mexa com as pontas dos dedos para que fique bem incorporado na farinha. Faça um buraco no meio e vá aos poucos incorporando a água com o fermento, e com a ajuda de um garfo, mexa para que a água ajude na formação de uma maça bem pegajosa.
3) Deita-a sobre o mármore ou fórmica enfarinhados, e vá vagarosamente sovando com os punhos a massa por cerca de 10 minutos. Ao final desse tempo, a massa ainda grudará na superfície mas descolarará com facilidade, não deixando resíduos na mesa de trabalho.
4) Nessa altura, incorpore o azeite, aos poucos. Ele ficará como que envolvendo a massa, dificultando a sua sova. A impressão é que a quantidade de azeite é muita, mas persista, incorpore tudo e ao final coloque a massa em uma tigela, cubra com um pano úmido e deixe levedar por cerca de 1 hora e meia, ou em dias mais frios por 2 horas em local fechado.
5) Pré aqueça o forno à 200 graus e coloque a grelha no meio do forno.
6) Assim que massa tiver dobrado de volume, passe a massa para uma superfície enfarinhada e extenda-a ao comprido, como se fosse uma bengala de antigamente, gordinha e comprida. Com o scraper, corte pedaços grandes de massa. Transfira os pedaços de massa para uma forma untada com azeite de oliva, e cubra-os novamente com um pano e deixe descansar por 15 minutos. Polvilhe-os com farinha de trigo. Abaixe o forno à 180 graus e asse as Ciabattas por cerca de 45 minutos ou até que estejam douradas. Retire-as do forno e deixe esfriar sob uma grelha ou tábua de madeira. S-U-R-R-E-A-L

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você gostou ou não gostou de algum post sinta-se à vontade, vamos debater, sempre com cuidado e educação! Minha casa é sua também!