sábado, 28 de março de 2009

Molho de tomate Básico



Sou adoradora, apaixonada, dependente e fissurada por comida italiana. Sempre tenho no freezer molho de tomate feito em casa. Faço molho de muitos jeitos, uso tomates italianos quando os encontro bem vermelhos e com bom preço, como também utilizo tomates comuns, ou até mesmo tomates cereja bem maduros, os quais apenas saltei-os com alho e azeite numa frigideira e jogo por cima de uma bela massa al dente. No caso desse molho, usei tomates comuns, pois precisava muito de molho de tomate no freezer, meu estoque havia acabado e sem molho de tomate nada feito. Ao longo das postagens darei mais receitas dos*- molhos que faço. Também podemos usar manjericão depois de pronto, fica um espetáculo!

MOLHO DE TOMATE BÁSICO
Meu Molho...Minha Receita

3 kilos de tomates bem maduros

1 kilo de cebolas roxas
1 cabeça de alho
1 colher de sopa de sal marinho

Azeite extra virgem a gosto


Modo de Preparo:
Lave muito bem os tomates, retire a parte de cima com o auxílio de uma faquinha bem afiada, corte-os ao meio e depois corte cada metade em quatro pedaços. Descasque todo o alho, pique-os em fatias finas, e com as cebolas prossiga da mesma maneira que os tomates, finalizando com cerca de 8 pedaços por cebola. Em uma panela de fundo bem grosso e grande, forre o fundo com uma camada generosa de azeite extra virgem e depois distribua de maneira heterogênea as cebolas, os tomates e o alho, completando com mais azeite extra virgem. Deixe em fogo médio até a fervura, abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais 1 hora e meia. Acrescente o sal, cozinhe mais 5 minutos e acerte-o se necessário. Desligue o fogo, deixe o molho esfriar um pouco e com a ajuda de um mixer liquifique o molho. Retorne o molho ao lume, acrescente mais azeite se necessário e deixe apurar por mais 20 minutos. Pronto!

Eu costumo colocá-lo em embalagens próprias para o freezer na porção para 2 pessoas. Com crianças pequenas nem sempre podemos fazer um molho fresquinho, que com certeza é bem mais gostoso, porém temos sempre a mão um molhinho caseiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você gostou ou não gostou de algum post sinta-se à vontade, vamos debater, sempre com cuidado e educação! Minha casa é sua também!