sábado, 28 de março de 2009

O MELHOR ARROZ DOCE DO MUNDO!



Ninguém tem idéia do que é comer um arroz doce que remete a nossa infância. Essa receita é super antiga, foi passada talvés pela minha avó materna, não tenho certeza, e eu fiz algumas alteraçoes para meu paladar. Mas antes da receita gostaria de contar uma histórinha sobre meu marido. Ele odeia arroz doce, tem paura de arroz doce de qualquer forma, dizia que não gostava da textura do arroz doce. Ele adora canjica, molhadinha, e eu não me conformava dele não gostar do meu arroz doce, suculento, molhado. Foi então que eu tive uma idéia brilhante, resolví fazer o arroz doce, com arroz arbóreo, pois o mesmo ficaria bem inchado e grande, não tanto como a canjica mas com uma textura semelhante. Mas como dizer a ele que o arroz doce era arroz doce. Preguei uma mentirinha de leve e não sei daonde eu tirei que isso aqui da foto era "canjiquinha". Pois bem, fiz várias vezes essa receita e ele sempre lambendo os beiços e pensando que era a tal "canjiquinha". Nessa receita do post, eu não aguentei, revelei a ele meu segredo, e recebí a seguinte resposta: " É o único arroz doce do mundo que eu como na vida", fiquei super feliz e realizada. Sempre digo que se não gostamos de alguma coisa que é preparada, um doce, um bolo, um salgado com um certo ingrediente, vale a pena experimentar feito em outro lugar por outra pessoa, talvés você mude de idéia.

O MELHOR ARROZ DOCE DO MUNDO
(Receita de família, adaptada acho que da minha avó materna)

1 xícara de arroz arbóreo cru
1 litro de leite integral
1 lata de leite condensado
3 paus de canela
Canela para polvilhar
Raspas de um limão siciliano

Modo de Preparo:

Cozinhe em uma panela grande o arroz arbóreo com água superior a dois dedos de altura, até que ele esteja quase cozido, e com pouca água do cozimento. Ferva o litro de leite e reserve. Vá acrescentando o leite aos poucos sempre mexendo e repare que o amido do arroz liberado dá consistência ao preparado. Termine de acrescentar o leite e continue mexendo. Acrescente os paus de canela, nesse ponto já vai haver uma certa cremosidade. Acrescente o leite condensado e continue mexendo até que engrosse um pouco mais. Quando o arroz doce esfria ele adquiri mais cremosidade ainda, por isso, não se prenda em tentar conseguir a maior cremosidade ao mexer. Por último acrescente as raspas de limão e despeje em tigelas de sobremesa ou em uma única tigela maior, polvilhe com canela e cubra com filme plástico para que não forme a película em cima do arroz. E aproveite, porque é dos deuses!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você gostou ou não gostou de algum post sinta-se à vontade, vamos debater, sempre com cuidado e educação! Minha casa é sua também!